quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VENCENDO OS OBSTÁCULOS


VENCENDO OS OBSTÁCULOS
Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. (Jer 1.6)

Você acredita que Deus tem um plano de usar sua vida num propósito especial? É difícil você crer que Ele queira usá-lo para falar, dar testemunho dEle, pregar Sua palavra? Se é difícil para você imaginar-se falando de Jesus, então o relato da chamada de Jeremias o ajudará muito a vencer medo, incredulidade, timidez ou qualquer outro tipo de obstáculo que possa existir em sua vida.
A reação de Jeremias diante da vocação que Deus lhe deu como “profeta às nações” nos remete a reação de outro grande profeta, Moisés (Ex 4.10). O obstáculo de não saber falar parece bem significante para um profeta que tem na palavra sua principal ferramenta. Porém, tanto no caso de Moisés como no de Jeremias, Deus escolheu justamente pessoas que se reconheciam impedidas pela dificuldade em falar.
Afinal, o que é um obstáculo frente ao nosso Soberano Senhor? Jeremias reconheceu que o Senhor é “Soberano” – ou seja, que Ele está acima da criação. Assim, deveria também reconhecer que a Soberania de Deus lhe permite nos capacitar a vencer nossas dificuldades.
Foi exatamente isso que Deus respondeu a Moisés quando este alegou: Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! Eis a resposta do Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? (Ex 4.11). Amigo, o Deus que nos chama para um desafio, Ele mesmo, cuida de nos fazer vencer nossas limitações.
O rei Davi, como alguém experimentado nas batalhas, aprendeu que a capacitação do Senhor nos habilita a vencer muitos obstáculos. Eis o depoimento dele num dos Salmos mais lindos: Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas. (Sl 18.28 e 29).
Davi, a exemplo de Jeremias, também foi chamado por Deus ainda muito jovem. A alegação de Jeremias foi de sua tenra idade. A palavra hebraica usada por Jeremias foi na’ar, que pode identificar qualquer idade entre a infância e a juventude. Como ele era solteiro, calcula-se que nesta ocasião tivesse menos de vinte anos de idade. Ou seja, Deus entregou tamanha responsabilidade, ser profeta às nações, a um jovem com menos de vinte anos!
“Não diga que você é muito jovem”, foi a resposta do Senhor. Não veja na sua juventude um obstáculo, foi o que Ele quis dizer. Nossa idade nunca é obstáculo para o que Deus deseja fazer em nossas vidas. Ele é poderoso para nos usar seja lá qual for a nossa idade. Talvez você seja tão jovem quanto Jeremias. Renda-se ao Senhor e sirva a Ele de todo o seu coração. Talvez você tenha idade até para ser avô ou avó de um jovem. Pois sirva a Deus também.
No mercado de trabalho, jovens e idosos são os que têm maiores dificuldades. No Reino de Deus não é assim. O Senhor nos revigora como a águia! O processo de revigoramento pelo qual a águia passa é proverbial e é assim que Deus nos renova as forças (Sl 103.5).
Confessar com os nossos lábios e publicamente que Jesus é o Senhor é a condição estabelecida na Palavra para que recebamos a salvação. Eis aí um obstáculo a vencer logo de cara de acordo com Romanos 10.9: Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade Terapêutica Reinando em Vida

Comunidade Terapêutica Reinando em Vida