sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PRÉ-ESCOLA, PRIORIDADE MÁXIMA! NOTA NÃO FORMA NINGUÉM!

1. (Ex-Blog, 26) A prefeitura do Rio, entre 1993 e 2008, priorizou a pré-escola e ampliou as matrículas de 15 mil para 95 mil. Infelizmente, nesses últimos dois anos as matrículas diminuíram. A prefeitura do Rio priorizou a formação e motivação ao critério imperial de notas. Matéria do Globo trata dessas duas questões. Prefeitura do Rio está fazendo tudo ao contrário.
   
2. (Globo, 26) 1. Cada R$1 investido em educação na idade pré-escolar pode trazer um retorno entre R$60 e R$300 para a sociedade quando a criança for adulta. Isso porque uma criança que tem o acompanhamento adequado nessa idade desenvolve mais facilmente habilidades sociais e psicológicas, chamadas de conhecimento não cognitivo. A afirmação é de James Heckman, ganhador do Nobel de Economia em 2000, justamente por seus estudos sobre métodos de avaliação de programas sociais e de educação.
     
3. Heckman: escola não pode se concentrar só nas notas. -Temos de mudar o que as escolas enfatizam hoje, para que não formem apenas alunos que vão bem nos testes, mas que sejam pessoas bem-sucedidas, menos violentas e mais capazes de controlar suas emoções. — É preciso expandir o papel do professor e o entendimento de educação com uma visão muito mais compreensiva, em vez de apenas se concentrar no resultado das notas dos alunos num teste em particular. Elas são importantes meios de medir o aprendizado, mas se olharmos apenas para elas, podemos estar ignorando outros traços importantes para o sucesso do indivíduo.

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